sábado, 22 de outubro de 2011

A origem do Fuxico



O fuxico é o nome dado a um tipo de artesanato feito com tecido, agulha, linha e muita paciência. O fuxico é uma forma de artesanato bem simples, e existe há mais de 150 anos. Hoje, a técnica é sucesso no mundo todo.

Apesar do Brasil não ter muita tradição com trabalhos manuais em tecidos, a atividade com fios e linhas sempre existiu.



Com uma diversidade de matéria-prima para o desenvolvimento de um artesanato extremamente variado, com inspirações indígenas, portuguesas e africanas, o artesanato brasileiro ainda foi enriquecido com as culturas dos imigrantes europeus e asiáticos, consequentemente essa mistura está presente em qualquer manifestação artística e cultural do País.
 
O fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos. Entretanto, eles se popularizaram dentro do universo do patchwork no início do século XX.  São retalhos de panos, dobrados e costurados em formato de flor, que juntos por pontos delicados uns aos outros, formam desde caminhos de mesa, passando por roupas, bolsas, colchas e até bijouterias.


O fuxico é um artesanato que está presente em todas as regiões brasileiras. O termo em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome porque era feito por grupos de mulheres, que se reuniam nas horas vagas, para confeccionar com as sobras de tecidos, toalhas, tapetes, colchas e o que mais a imaginação criasse. Enquanto trabalhavam, também falavam, por isso o nome "fuxico" (fofoca). Mas não fofocavam, como se quer fazer acreditar, e sim discutiam sobre seus problemas do dia-a-dia, além de incrementar a renda doméstica, vendendo para amigas os trabalhos por elas produzidos. Além do uso na decoração, ele também passou a ser utilizado na confecção de roupas. Sinal de que, mesmo que a indústria têxtil produza tecidos altamente tecnológicos, o artesanato não sai de moda.

O fuxico esteve associado à classe social de baixa renda e/ou comunidades rurais. De uma década para cá, com o surgimento da customização e a introdução de novas técnicas artesanais na moda e na decoração é que ele começou a ser mais valorizado.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida. Acredita-se que chegou ao País trazida pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Curiosamente, o fuxico também pode ser encontrado em países como o Tibete, o Vietnã e a África do Sul em formatos variados, mas com o mesmo fundamento das trouxinhas costuradas.

Versátil, ele pode ser peça de decoração ou de moda, mas é um artesanato altamente delicado. Quem estiver disposto a aprender a técnica deve gostar de trabalhos manuais e ter habilidade, cuidado e estar atento às minúcias.

Um termo essencial neste trabalho é que ele tem um toque único, dando-nos a garantia da exclusividade de cada uma das peças.

Não há limite para a criatividade do brasileiro e usa-se o fuxico na construção de peças lindíssimas, diferentes e dos mais variados tamanhos e cores.

É isso aí...

2 comentários:

  1. Adorei o texto e a origem, porém já a conhecia!
    Vamos fazer um fuxicos juntas, kkk
    bjs minha linda!
    Márcia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!