quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O mundo não foi feito para os gordos

Durante anos o gordo foi taxado de sem-vergonha, guloso, come mais que a boca, entre muitos outros comentários engraçadinhos.

Se o gordo passou dois dias só comendo alface e no terceiro ele come um prato de arroz com feijão sempre tem um engraçadinho que diz: “depois não sabe por que engorda”.

Gordo baleia, saco de areia; rolha de poço; elefante; mamute; gordão; baleiote; e uma infinidade de apelidos carinhosos destinados aos seres com sobrepeso. Gordofobia não é crime, né?


Já há algum tempo que a sociedade tem consciência de que a obesidade é problema de saúde mundial e não mais uma questão de falta de vergonha na cara.

A questão é que a mesma sociedade que tem consciência, não aceita o gordo, ou pior, ignora a sua existência.

Veja alguns exemplos:

Bares e Restaurantes

Delícia em uma noite quente de verão sair de casa, caminhar até a praia e sentar para tomar um chopp nesses bares que têm mesa na calçada ou até mesmo na orla, né? Só que não... o gordo, na maioria das vezes, caminha até o bar e quando chega lá o mesmo é “mobiliado” com aquelas morféticas cadeiras de plástico com braços.

Além de serem muito perigosas, não acomodam o gordo confortavelmente, o que é, na minha opinião, um contrassenso, já que quanto mais confortável o gordo estiver, mais ele consumirá e mais lucro o estabelecimento terá.

Isso sem contar que sempre tem o engraçadinho que fica com o celular pronto para gravar a vídeo cacetada quando o gordo arrebentar a cadeira e se espatifar no chão.

Nos restaurantes a situação é pior. Quando a cadeira não é de plástico ela é de metal mesmo, alumínio, mas adivinha só: elas têm braços!!!

Restaurante é lugar para comer. Gordo adora comer. Acomode bem um gordo e você terá uma clientela grande e fiel. Lembre-se de que o gordo é praticamente um cartão de visitas para qualquer estabelecimento alimentício. Gordo gosta de comer bem, não come em lugar ruim!

No Ônibus

Sim, eu sei que os ônibus têm acento para obesos. Mas e a catraca? Acha legal o gordo ter que passar na catraca se espremendo e ser motivo de chacota da moçadinha geração saúde e sem educação? Isso falando de ônibus municipal.

E as viagens intermunicipais? O gordo precisa de uma poltrona dupla. Eu mesma quando viajo de Santos para SP de ônibus compro duas passagens. Mas isso é possível porque trata-se de uma passagem barata. E se a viagem for longa e cara? O gordo tem que comprar duas passagens?

Nas Vans

Subir na van é sempre um momento tenso. O degrau é gigante e além de gorda ainda tenho um problema sério no joelho esquerdo, que me tira toda a forca da perna. Içar este corpinho com peso de 3 dígitos em uma perna só não é nada fácil. Sem contar aquela vergonha que bate na gente... Nem todos os locais possuem aquele “degrau ou banquinho” que nos ajuda a subir e a tarefa torna-se insana, dolorosa e muito constrangedora. Na foto, até a magérrima Ana Paula Arósio precisou de um banquinho...

Uma vez dentro da van, sempre torço para ser uma das primeiras a entrar, porque evidentemente ocuparei o lugar de dois!

Mas esse ponto não é complicado somente para nós de sobrepeso. Já vi muitos idosos sofrerem muito para entrar no transporte.

Cinemas e Teatros

Apesar de haver uma lei que prevê a necessidade de assentos para obesos em tais lugares, nem todos os cinemas e teatros possuem as cadeiras próprias para os avantajados. Quando existem, elas ficam nas pontas piores, dificultando a visualização do espetáculo. O gordo não pode escolher seu lugar.

Não seria melhor se os teatros e cinemas possuíssem cadeiras mais largas para todos? Sem braços? Ou então, duas fileiras destinadas aos obesos, sei lá, alguma forma que facilitasse e colocasse o gordo em pé de igualdade com os demais espectadores.


No Teatro Paulo Autran Sesc Pinheiros, tem esta poltrona para obeso. A distância entre braços é maior que o assento comum. Duas “abas” laterais fixas ampliam a largura do assento. O encosto é da mesma largura que o assento comum. Mais uma mostra de respeito com os obesos. Todos poderiam seguir o mesmo exemplo, né? Não só teatros, mas restaurantes, aeroportos, aviões, ônibus, cafés, etc.




Na praia

E quem não gosta de tomar um sol, aproveitar uma praia? O obeso também gosta!

Mas tem só um probleminha: Onde sentar??? As cadeiras de praia são estreitas, com braços...

Alguém aí poderia inventar uma cadeira de praia (que seja fácil de carregar, claro) sem braços???


Como vocês podem observar, o problema não é difícil de ser resolvido. O gordo só precisa de espaço. Tirem os braços das cadeiras e poltronas e metade dos problemas estarão resolvidos. 

Sempre me pergunto, quando entro em ônibus ou avião, qual a necessidade do braço que fica grudado na parede da janelinha... Ele só ocupa espaço e diminui ainda mais o espaço de cadeira para o gordo.

Olha só estas poltronas que interessantes. Não podria ser assim nos aviões e ônibus?




Diminuam a altura dos degraus e mais uma parte do problema se soluciona...

Na próxima postagem, o gordo no avião! 

Essa vai ser da pesada.


É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!